A comunicação tem um papel-chave na resolução de conflitos. Deve ser objetiva, clara, eficaz e assertiva. Saiba mais neste artigo.
Artigos Skills and Lead
Ambiciona escrever um livro, um artigo ou quer aprender a comunicar melhor por escrito? Vamos explorar 5 dicas para melhorar a escrita e libertar a criatividade.
O conhecimento técnico é essencial para o desempenho de uma função, mas são as soft skills que nos ajudam a diferenciar um bom profissional de um excelente!
Sem estratégias eficazes para reduzir o stress, acabamos por sentir um impacto negativo significativo na nossa saúde física e mental.
Existem diferentes tipos de liderança, e a forma como um líder escolhe gerir a sua equipa tem influência direta no clima organizacional e nos resultados obtidos.
Veja como aprender a organizar as suas finanças pessoais traz consigo uma série de benefícios que vão além de ter mais dinheiro no fim do mês.
O storytelling é a arte de contar boas histórias de maneira envolvente e estruturada, utilizando narrativas para transmitir uma mensagem, ideia ou emoção.
Desde o perfecionismo à falta de motivação, são variados os motivos que nos levam a procrastinar. Mas como é que podemos, então, combater a procrastinação?
A mente emocional tende a prevalecer sobre a mente racional. As emoções têm um poder gigante muito devido à arquitetura do nosso cérebro.
Tem-se vindo a falar imenso sobre o burnout. O número de pessoas que o sente é cada vez maior. Mas, na realidade, é um fenómeno que sempre existiu.
As nossas emoções são particularmente importantes e têm três elementos fundamentais: as nossas sensações físicas, os nossos pensamentos e os nossos comportamentos.
Ao longo do dia, temos 3 grandes fases: o pico, o vale e a recuperação. Estas fases são diferentes para cada um dos cronotipos: vespertino, matutino e indiferente.
Quando sentimos que temos uma necessidade, uma lacuna dentro de nós, proativamente vamos à procura de como podemos melhorar essa competência.
Se olharmos para algo como um desafio em vez de como um problema e virmos um evento negativo como uma aprendizagem, a nossa reação de stress irá ser diferente.
Hábitos são comportamentos que se desenvolvem por experiências que, repetidamente, nos fazem atingir algum tipo de recompensa.
O stress é uma reação psicofisiológica (ou seja, tem uma componente mental e uma componente da nossa biologia, do nosso corpo) a algo.
Os hábitos são comportamentos que repetimos no nosso dia a dia. Quando queremos obrigar-nos a ter bons hábitos, existem 4 passos que nos permitem fazê-lo.
As organizações são feitas de pessoas. Se não tivermos em conta que as pessoas são movidas pelas suas emoções, nunca iremos conseguir atingir resultados superiores.
Porque é que existem pessoas tão seguras do seu conhecimento e das suas capacidades mas que não conseguem ser, ao mesmo nível, emocionalmente inteligentes?
O que implica a gestão eficaz de um projeto? Quais os fatores principais presentes e qual o conhecimento crucial na gestão de projetos?
O Excel pode ser útil para o uso a nível profissional mas também a nível pessoal e familiar. Confira 6 razões para apostar numa formação em Excel.
Escrita criativa é treino, vontade e foco. Não podemos melhorar a nossa capacidade de escrita se não praticarmos todos os dias. Mas como podemos fazê-lo?
Se tivermos plena consciência da nossa realidade e soubermos quais os limites do nosso orçamento, o endividamento pode fazer sentido e trazer benefícios.
Conhece o termo “Jornada do Herói”? Este é o nome que se dá a uma estratégia usada para contar estórias, aplicada em vários contextos, desde o cinema à escrita.
Há momentos na nossa comunicação em que podemos manifestar aspetos que ajudam a criar ligações de maior conforto - e é aqui que entra a comunicação empática.
O Mecanismo de Coping refere-se aos esforços cognitivos e comportamentais implementados para gerir, reduzir ou controlar o stress.
Em comunicação, cada pessoa tem, em resposta ao desconforto, tiques nervosos diferentes e cada pessoa acaba, consequentemente, por ter reações diferentes.
Será que para sermos bons líderes basta termos competências como saber gerir conflitos e dar feedback ou também carecemos de inteligência emocional?
O que é um cronotipo? De que forma é que este influencia a forma como gerimos o nosso tempo e a predisposição que temos para certas tarefas?
Raramente paramos para refletir sobre o nosso perfil comportamental e a influência que este tem na forma como lidamos com o conflito - o autoconhecimento.
A inteligência emocional permite-nos raciocinar as emoções e a informação relacionada com elas. Esta assenta em 4 capacidades essenciais.
Construir a sua auto-confiança e aprender como ser mais assertivo pode levar o seu tempo e ser desafiante. Mas como fazer para treinar a sua assertividade?