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Skills and Lead

Comunicação na
Resolução de Conflitos

Os conflitos são inevitáveis na nossa vida. Contudo, devem ser encarados como naturais e saudáveis, visto que podem ser resolvidos de uma forma positiva. Mais especificamente em ambiente organizacional, há algumas estratégias que podem evitar que certos conflitos escalem.

 

A comunicação tem um papel-chave na gestão de conflitos. Deve ser objetiva, clara, eficaz e assertiva. Os membros duma equipa devem, também, adotar uma posição cooperativa, tentando perceber as necessidades e opiniões dos outros. A discussão de ideias é uma etapa fulcral na resolução de conflitos e uma postura adequada pode evitá-los.

discussão deve ser feita de forma organizada, respeitosa e construtiva, sendo que, idealmente, cada elemento da equipa deve colaborar. É fundamental que, no final, haja um consenso entre todos. Contudo, e inevitavelmente, irão existir momentos em que a equipa não estará toda de acordo e, aqui, deve ser feito um esforço para que o grupo perceba todos os pontos de vista em debate, respeite e discuta, de forma educada, os pontos fortes e os pontos fracos de cada proposta.

 

Caso haja dúvidas, devem ser esclarecidas no momento de forma a diminuir a probabilidade de existirem desentendimentos futuros. Além disso, o controlo emocional é importante para evitar confusões desnecessárias e favorecer o ambiente de trabalho.

 

confiança é a chave para uma boa relação entre os membros de uma organização e, com a demonstração de empatia e compreensão, a mensagem flui naturalmente e todos tendem a estar mais atentos e participativos, uma vez que os seus interesses estarão a ser considerados. Para que haja um entendimento transversal, é também crucial existir interesse genuíno na opinião do outro para que surjam questões indicadoras de preocupação e envolvimento.

 

O momento da tomada de decisão final é de extrema importância neste processo. Todos os membros tendem a querer expressar a sua opinião, o que pode levar a que o façam de forma desorganizada e caótica. Para evitar estes momentos, o líder deve identificar a raiz do problema e orientar o grupo, avaliando os prós e os contras apresentados, assumindo o papel de mediador de conflitos.

 

O líder deve ainda garantir e proporcionar um bom relacionamento entre os elementos do grupo, já que um bom ambiente de trabalho impulsiona a motivação da equipa. O ideal é terminar numa situação de win-win em que há um mix das várias ideias apresentadas com benefícios para os membros e respetivas organizações.

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