O que é a Jornada do Herói
Já se perguntou porque é que há filmes que, mesmo se só tivermos assistido a partes deles, ficam tão cimentados na nossa memória?
Conhece o termo “Jornada do Herói”? Este é o nome que se dá a uma estratégia usada para contar estórias e que é aplicada em vários contextos, desde o cinema à escrita. Não é a razão do sucesso de filmes ou livros mas é um dos fatores que mais justificam esse estrelato.
A jornada do herói refere-se à construção da story (estória), à narrativa. É um caminho normalmente constituído por 12 passos, passos esses frequentemente identificados em filmes de culto, como a trilogia do Senhor dos Anéis ou o James Bond 007.
A jornada do herói descreve o caminho que um protagonista enfrenta na procura por transformação, significado e autodescoberta. É ao percorrer este caminho que o nosso personagem principal ganha corpo, ganha vida, ganha forma e consegue cativar.
Os 12 passos da Jornada do Herói
1. Mundo Comum
Este é o ponto de partida da jornada do herói. No Mundo Comum, a história começa e apresentamos o protagonista ao público, mostrando as suas características e personalidade.
É um passo fundamental para estabelecer o contexto do herói, descrever o seu ambiente quotidiano, as normas que regem a sua vida, as suas relações e, muitas vezes, as suas limitações. É aqui que se cria uma base emocional que cimenta a conexão entre o público e o herói.
Nesta primeira fase da jornada do herói, o protagonista vive uma existência comum, sem grandes aventuras ou desafios que exijam feitos extraordinários. Ao destacarmos esta normalidade inicial, conseguimos evidenciar a evolução do personagem ao longo da história.
Características do Mundo Comum:
- Apresentação do quotidiano do herói: Rotinas, aspirações, medos ou insatisfações.
- Vulnerabilidade e identificação: Esta fase humaniza o herói, permitindo que o público se relacione com ele.
- Ligações e apegos: Introdução às relações importantes do herói – família, amigos, comunidade – que podem servir como âncoras emocionais ou como obstáculos ao longo da jornada.
Exemplo: Frodo, no filme O Senhor dos Anéis
Frodo vive tranquilamente, longe de grandes aventuras e perigos, num mundo comum e pacífico.
2. Chamamento à Aventura
Este é o momento da jornada do herói em que o protagonista é confrontado com uma situação ou evento que quebra a sua rotina e o faz sair da sua zona de conforto.
É neste passo que se inicia a transição do herói para o mundo extraordinário, com a apresentação do desafio, obstáculo ou missão que ele deverá enfrentar.
O chamamento é um passo crucial porque introduz o conflito central da história e a oportunidade de crescimento para o herói. O chamamento pode assumir várias formas, desde uma mensagem, um acontecimento perturbador ou a chegada de um personagem que provoca uma mudança no status quo.
Características do Chamamento à Aventura:
- Interrupção na rotina: Algo ocorre que quebra a monotonia do mundo comum do herói.
- Apelo para o desconhecido: O herói é confrontado com a possibilidade de explorar territórios desconhecidos, enfrentar perigos ou procurar algo além da sua compreensão atual.
- Revelação de um propósito maior: O evento disruptivo insinua que o herói tem um papel importante a desempenhar.
Exemplo: Luke Skywalker, no filme Star Wars: Episódio IV
Luke encontra a mensagem de Leia em R2-D2, com um pedido de ajuda. Este evento desencadeia o seu desejo de sair de Tatooine.
3. Recusa
No 3º passo da jornada do herói, o protagonista hesita, ou rejeita completamente, a oportunidade de embarcar na aventura apresentada no passo anterior. Esta resistência surge, em grande parte, do medo do desconhecido ou da dúvida sobre as suas capacidades.
Este momento humaniza o herói, tornando a sua jornada mais realista e relacionável, já que reflete o nosso instinto natural de evitar riscos e perigos. Pois, tal como no mundo real, e na maioria das vezes, quando nos deparamos com algum obstáculo, algo que irá alterar a nossa realidade, tendemos a, numa primeira instância, dizer “Não, não quero isto para mim. Estou confortável assim, não estou interessado.”
Embora esta recusa possa variar em intensidade, ela serve como uma tensão inicial na narrativa, reforçando a dificuldade e a magnitude do desafio que o herói irá enfrentar. Além disso, ao superar esta resistência, o herói já começa a demonstrar traços de coragem e determinação necessários para a sua transformação.
Características da Recusa:
- Medo e insegurança: O herói expressa medo de falhar, falta de confiança nas suas capacidades ou receio do que pode perder se deixar o seu mundo comum.
- Apego ao conforto: O protagonista pode recusar-se a abandonar a sua rotina ou as pessoas que ama, preferindo ficar no conforto que já conhece.
- Conflito interno e resistência à mudança.
Exemplo: Neo, no filme Matrix
Neo hesita em tomar o comprimido vermelho oferecido por Morpheus, questionando se está preparado para a verdade.
4. Encontro com o Mentor
Este passo é um dos mais importantes na jornada do herói. Após a recusa inicial, o herói encontra um guia, mentor ou figura de apoio que lhe oferece conselhos, ferramentas, ou até mesmo encorajamento para embarcar na aventura. Este encontro simboliza a transição do medo e hesitação para a aceitação da jornada e o início do seu desenvolvimento.
O mentor pode assumir várias formas, não tendo necessariamente de ser uma pessoa ou algo físico. Pode ser um personagem sábio, uma força espiritual, um objeto simbólico ou até mesmo um evento significativo que inspira o herói a abandonar o mundo comum e seguir o seu caminho.
Características do Mentor:
- Sabedoria e experiência: O mentor é geralmente alguém que já enfrentou desafios semelhantes e pode oferecer perspectivas ou conhecimentos que o herói ainda não possui.
- Provedor de ferramentas: Além de orientação, o mentor pode fornecer objetos, armas ou conhecimentos que serão cruciais durante a jornada do herói.
- Encorajador: O mentor ajuda o herói a superar dúvidas e medos, reforçando a sua confiança e propósito.
Exemplo: Harry Potter, no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal
Harry conhece Hagrid, que o apresenta ao mundo mágico e lhe explica a sua verdadeira origem.
5. Travessia do Limiar
A Travessia do Limiar é o momento decisivo em que o herói deixa para trás o conforto do mundo conhecido e entra no território desconhecido e extraordinário. Este passo marca o verdadeiro início da aventura, pois o herói cruza uma fronteira, simbólica ou literal, que separa o mundo comum de uma nova realidade cheia de desafios, perigos e descobertas.
Nesta etapa da jornada do herói, o personagem torna-se consciente do desafio e aceita, com mais ou com menos medo, que vai abandonar a sua zona de conforto. É um momento físico e psicológico, pois o herói desloca-se para um novo espaço e também adota um estado mental de aceitação da sua jornada e das suas exigências.
Características da Travessia do Limiar:
- Ponto de não-retorno: Uma vez que o herói cruza o limiar, ele dificilmente pode voltar ao mundo comum sem enfrentar consequências.
- Primeiro contacto com o desconhecido: O herói encontra um ambiente novo, que muitas vezes desafia o seu conhecimento, crenças e limites.
- Prova inicial de compromisso: A travessia pode exigir a superação de um obstáculo, perigo ou desafio que testa a determinação do herói.
Exemplo: Alice, na história da Alice no País das Maravilhas
Alice atravessa o limiar literal ao cair na toca do coelho. Este momento marca a sua transição do mundo comum para o mundo extraordinário, o País das Maravilhas. É um passo sem volta, onde ela mergulha numa realidade totalmente diferente.
6. Provas, Aliados e Inimigos
Nesta fase, o herói começa a navegar pelo novo mundo extraordinário. Aqui, ele enfrenta os primeiros desafios, forma alianças e descobre quem é que se opõe à sua jornada. Este passo é fundamental para o desenvolvimento da história, pois introduz conflitos, estabelece relacionamentos e começa a moldar o herói para os testes mais difíceis que ainda estão por vir.
O personagem percebe quais os seus amigos, que o ajudam no caminho, e quais os seus opositores. Depara-se com os obstáculos reais, que podem ser eventos muito fortes ou “pequenas pedras no seu caminho”, que o moldam e preparam para os testes mais difíceis que ainda estão por vir.
É uma etapa rica em ação e aprendizagem, onde o herói aprende as regras do novo mundo, ganha as ferramentas necessárias para superar desafios futuros e começa a consolidar a sua identidade e a perceber o seu papel.
Características do 6º passo da jornada do herói:
- Testes e provas iniciais: O herói enfrenta desafios que, embora menores que o grande conflito da história, servem para o preparar física e psicologicamente.
- Formação de Alianças: Novos aliados aparecem para ajudar o herói, com novos ensinamentos ou apoio emocional.
- Conflitos com inimigos: O herói começa a identificar aqueles que se opõem à sua jornada, sejam eles antagonistas diretos ou forças que dificultam a sua missão.
Exemplo: Katniss, no filme Hunger Games: Os Jogos da Fome
Durante os Jogos, Katniss forma alianças com Rue e Peeta, enfrenta perigos, e lida com inimigos como os tributos profissionais.
7. Aproximação da Caverna Secreta
Este é um momento de preparação e antecipação na jornada do herói. Após superar as provas iniciais e estabelecer alianças, o herói começa a aproximar-se do coração da sua jornada, o ponto em que terá que enfrentar o seu maior medo, desafio ou inimigo.
Esta é uma altura de isolamento e introspeção. O herói recolhe a si mesmo, questiona-se. Pode inclusive haver um afastamento dos aliados. Ele pára para pensar, para meditar, partindo para o seu interior e questionando-se sobre o que se passa, o que tem de fazer e como fazê-lo.
A “Caverna Secreta” pode ser um lugar literal, como uma fortaleza ou um esconderijo, mas também pode ser algo metafórico, representando uma situação de alto risco ou um confronto interno.
É aqui que o herói deve reunir as suas forças, rever as suas motivações e planear como enfrentar o obstáculo mais perigoso da aventura.
Características da Aproximação da Caverna Secreta:
- É uma aproximação física ou simbólica: O herói chega mais perto do centro do conflito, seja em termos geográficos ou emocionais.
- Preparação para o confronto: Há uma pausa para reflexão, planeamento ou fortalecimento, onde o herói e os seus aliados se preparam para o que aí vem.
- Tensão e antecipação: Este passo é carregado de tensão, pois o herói sabe que um momento decisivo está prestes a acontecer.
Exemplo: Simba, no filme O Rei Leão
Simba aproxima-se do confronto com Scar, regressando ao reino que ele tinha abandonado, agora em ruínas.
8. Provação
No 8º passo da jornada do herói, o protagonista enfrenta o seu maior desafio ou medo mais profundo, uma experiência que testa os seus limites físicos, emocionais e espirituais. É um confronto transformador, onde o herói arrisca tudo, podendo perder algo valioso ou até mesmo a própria vida.
Este é, muitas vezes, o ponto de maior tensão na narrativa e funciona como um ritual de passagem. Após superar a provação, o herói não será mais o mesmo, emergindo com novos conhecimentos e força que serão cruciais para o resto da jornada.
Finalmente, há o obstáculo que o herói encara. Neste passo, ele tem, aparentemente, de vencê-lo, de superar aquela prova. O personagem pensa que tem todas as condições necessárias, como aliados à altura, para combater o problema porque tem um percurso, evoluiu, cresceu – foi posto à prova. Aparentemente, a prova é superada.
Características da Provação:
- Desafio externo: É o teste mais difícil enfrentado pelo herói até este ponto da história.
- Confronto com o medo ou inimigo maior: O herói enfrenta o seu antagonista, os seus próprios demónios internos, ou uma combinação dos dois.
- Risco de perda: Há um risco real e significativo, que pode incluir a vida do herói, um aliado, ou algo que ele valoriza profundamente.
- Transformação: A experiência muda o herói de maneira irreversível, marcando o seu crescimento ou amadurecimento.
Exemplo: Frodo, no filme O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei
Frodo enfrenta a sua maior prova ao entrar na Montanha da Perdição e resistir ao poder do Anel.
9. Recompensa
A recompensa é o momento da jornada do herói em que o herói colhe os frutos de ter enfrentado e superado a provação. Depois de correr riscos, enfrentar os seus medos, e sacrificar algo significativo, o herói é recompensado com algo de grande valor (um objeto, conhecimento, capacidade ou até mesmo uma mudança interior).
Esta etapa simboliza o sucesso inicial da jornada e é um momento de alívio e celebração para o herói e para o público. A recompensa pode ser tangível ou intangível, mas é sempre algo que justifica os riscos e esforços do herói. é o resultado da aprendizagem e do crescimento obtido durante a provação e será crucial para os desafios que ainda estão por vir.
Características da Recompensa:
- Aquisição de valor: O herói obtém algo significativo, como um objeto mágico, um segredo revelador ou uma compreensão mais profunda de si mesmo.
- Reflexão e alívio: Há um momento de pausa, onde o herói reflete sobre a sua vitória e vive uma sensação de conquista.
- Preparação para o retorno: A recompensa beneficia não só o herói, mas muitas vezes será usada para ajudar os outros ou completar a sua jornada.
Aqui, o herói percebe que o problema foi superado. Já pode começar a preparar-se para regressar ao seu mundo comum. No entanto, ele não se prende com grandes festejos. Porquê?
Exemplo: Indiana Jones, no filme Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida
Indiana descobre a Arca da Aliança, o objetivo da sua jornada, apesar de não ficar com ela no final.
10. Caminho de Volta
O herói entende que há uma calmaria mas não está de todo confiante. Mas porquê?
O caminho de volta é a fase da jornada do herói em que ele inicia o seu retorno ao mundo comum, levando consigo a recompensa conquistada na etapa anterior.
No entanto, essa jornada de volta nem sempre é simples. Muitas vezes, surgem novos desafios e o herói precisa de consolidar as lições aprendidas ao longo da aventura para superar as dificuldades finais.
Esta etapa é uma etapa física, mas também emocional. O herói precisa de integrar a sua transformação e decidir como irá aplicar o que aprendeu na sua vida anterior. É um momento de transição, onde o herói encara a possibilidade de voltar ao que era antes, agora com um novo entendimento de si mesmo e do mundo.
Características do Caminho de Volta:
- A decisão de regressar: O herói sente o chamamento para voltar ao mundo comum, geralmente porque a sua missão principal foi cumprida ou porque algo ou alguém precisa dele no mundo comum.
- Dificuldades e obstáculos finais: O retorno raramente é tranquilo. Novos desafios, perseguições ou tentações podem surgir no caminho.
- Aceitação da transformação: Durante o caminho de volta, o herói reflete sobre a sua jornada e começa a aceitar a sua nova identidade, consolidando as lições aprendidas.
Exemplo: Tony Stark, no filme Homem de Ferro
Após escapar do cativeiro e construir a armadura, Tony regressa ao mundo comum como um homem mudado, decidido a corrigir os erros da sua empresa.
11. Ressurreição
Porque o obstáculo não está verdadeiramente superado, neste passo, o obstáculo renasce das cinzas. É aqui que se dá a derradeira batalha (literal ou metaforica), o confronto final.
A ressureição é o momento culminante da transformação do herói. Após fazer o caminho de volta, o herói encara um último e definitivo teste, que representa o clímax da história.
Este passo simboliza a renovação completa do herói, marcando a sua superação final de medos, fraquezas ou dúvidas que ainda possam existir. É um renascimento, onde o herói emerge totalmente transformado e preparado para regressar ao mundo comum.
Na ressureição, o herói demonstra o pleno domínio das lições adquiridas ao longo da jornada, consolidando a sua evolução e mostrando ao mundo, e a si mesmo, que ele é capaz de enfrentar qualquer desafio.
Características da Ressureição:
- Última provação: O herói enfrenta um último teste, muitas vezes maior e mais significativo do que qualquer desafio anterior.
- Transformação final: O herói transcende as suas limitações, simbolizando o abandono do seu “antigo eu” e o nascimento de uma nova versão de si mesmo.
- Sacrifício e risco: Esta etapa envolve a possibilidade de perda, seja física, emocional ou simbólica, mas também a promessa de uma grande recompensa.
Exemplo: Harry Potter, no filme Os Talismãs da Morte – Parte 2
Harry enfrenta Voldemort e “morre” simbolicamente, mas regressa à vida para derrotá-lo de uma vez por todas, renascendo como o herói definitivo.
12. Retorno e Consagração
Este é o passo final da jornada do herói. Munido de todas as armas, ferramentas, ensinamentos e aliados, o herói consegue, por fim, vencer a batalha e, assim, dá-se a consagração (mais uma vez, literal ou metafórica). É muitas vezes recebido de braços abertos no seu lugar comum.
Aqui, o herói regressa ao mundo comum levando consigo a recompensa conquistada durante a sua aventura. Esta recompensa pode ser algo tangível, como um objetivo mágico ou um tesouro, ou intangível, como sabedoria, autoconhecimento, ou uma nova perspetiva sobre a vida.
O retorno é um momento de celebração e consagração na jornada do herói, onde este é reconhecido pela sua coragem e contribuição. Ele agora pode partilhar a sua recompensa com a comunidade, ajudando outros a crescer. Mais importante, o herói integra a sua transformação na vida quotidiana, mostrando que a jornada foi útil não só para si mas também para todos ao seu redor.
Características do Retorno e Consagração:
- Retorno ao mundo comum: O herói deixa o mundo extraordinário e volta à sua realidade inicial, agora com um novo propósito.
- A recompensa: O herói traz consigo algo valioso que beneficia não só a ele, mas também a sua comunidade ou o mundo.
- Consagração e reconhecimento: O herói é celebrado ou reconhecido pela sua jornada, seja explicitamente ou por meio de sua própria transformação.
- Integração: O herói precisa de encontrar uma maneira de equilibrar a sua vida transformada com o mundo comum.
Exemplo: Bilbo, no filme O Hobbit
Bilbo regressa a casa, trazendo consigo a sabedoria e as histórias da sua aventura. Ele também carrega o Anel, que terá impacto no futuro.
A jornada do herói não é apenas uma ferramenta poderosa para contar histórias, ela reflete o ciclo de transformação que todos enfrentamos nas nossas vidas. Por meio de desafios, mentores e superações, os heróis (fictícios ou reais) inspiram-nos a confrontar as nossas próprias dificuldades e procurar um propósito maior.
A jornada do herói não é uma estratégia para replicar ipsis verbis (literalmente) – o objetivo de conhecermos este método é retirarmos dele o melhor para redigirmos a nossa story.
Não é, ainda, uma estratégia estanque: pelo mundo, inclusive em países onde se fala a mesma língua, as designações poderão ser diferentes; no entanto, os passos dados são basicamente os mesmos.
Ao compreender a estrutura da jornada do herói, apreciamos melhor as narrativas ao nosso redor e reconhecemos como cada um de nós pode ser o herói da sua própria história.
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