Skills and Lead

Como melhorar a minha
inteligência emocional?

Esteja atento às suas emoções

As nossas emoções são particularmente importantes e têm três elementos fundamentais: as nossas sensações físicas, os nossos pensamentos e os nossos comportamentos. É muito mais fácil começarmos por identificar estes três elementos, porque são coisas mais palpáveis, às quais conseguimos estar mais atentos, do que as emoções. A emoção é um conceito mais abstrato que engloba os três elementos.

Por isso, em primeiro lugar, esteja atento às suas emoções. Perceba o que se passa dentro de si. Quando sentimos que, de alguma forma, estamos a sentir algo que não sabemos explicar devemos questionar-nos: Como é que eu estou no meu corpo? O que é que eu estou a sentir? Estou a sentir tensão? Estou a sentir que preciso de me movimentar? O que é que o meu cérebro me está a dizer?

Altere comportamentos

Muitas vezes, precisamos de atuar nestes três elementos: sensações físicas, pensamentos e comportamentos. Se estamos a ter uma reação física muito intensa, temos de acalmar o corpo para acalmar a mente. Se temos os pensamentos demasiado em loop, em repetição, temos de conseguir desafiá-los e modificá-los. Se os nossos comportamentos estão a contribuir para que a nossa reação emocional seja ainda mais impactante ou disfuncional, então temos de mudar esses comportamentos – e este é o ponto fundamental da regulação emocional e é onde, normalmente, as pessoas desistem ou acham que não são capazes de ser emocionalmente inteligentes (sobre o tema, leia o artigo Porque não consigo ser emocionalmente inteligente?)

A inteligência emocional, como qualquer outra competência, é como um músculo: precisa de ser treinada. E o treino, por sua vez, precisa de tempo, esforço e, acima de tudo, consistência. Se não estivermos atentos e não quisermos estar continuamente a mudar estes três elementos, nunca vamos conseguir alcançar o nosso potencial máximo em inteligência emocional.

Dica: Inicie o seu treino de consistência através de elementos que já fazem parte do seu dia a dia. Olhe para aquilo que acontece com frequência na sua vida e analise esse padrão. A partir do momento em que identifica esse mesmo padrão, mais facilmente o irá conseguir mudar.

Saiba mais sobre o tema no episódio 1 do nosso podcast “Mas afinal, o que é a Inteligência Emocional?” – veja o vídeo aqui.

Conheça ainda o Curso de Inteligência Emocional, onde poderá adquirir ferramentas que o ajudarão a melhor entender e regular as suas emoções:

Curso de Inteligência Emocional

Pedir Proposta